TRE mantém cassação de vereador envolvido com traficante de drogas

O Tribunal Regional Eleitoral, em sessão realizada nesta sexta-feira, presidida pelo desembargador Abelardo Benevides Moraes, manteve a cassação do vereador Hélio Coutinho Lacerda (PSD), de Independência, por captação ilícita de sufrágio.

Hélio Lacerda, eleito em 2012, associou-se a um traficante e pagou para que este cooptasse usuários de drogas para votar no vereador nas eleições municipais de 2012. Ele já havia sido cassado pelo Juízo Eleitoral da 39ª ZE, sendo afastado do cargo. Em seu lugar, assumiu o vereador Gilson José Vieira Coutinho (PMDB).

A relatora do Recurso Eleitoral nº 170-58, desembargadora Naílde Pinheiro Nogueira, destacou em seu voto “o arcabouço probatório dos autos, que evidencia a existência de compra de votos, da forma mais repugnante possível, tendo como moeda de troca entorpecentes fornecidos a dependentes químicos” E foi acompanhada por todos os juízes da Corte do TRE-CE, “mantendo a cassação do diploma do recorrente e a aplicação de multa no valor de 50 mil UFIRs”. Quanto à inelegibilidade, haverá apreciação do Juízo Eleitoral de Independência, já que o vereador cassado deu entrada no pedido de registro de candidatura para as eleições deste ano.

(Site do TRE/CE)

Eliomar de Lima

Sobre Eliomar de Lima

Jornalista, radialista, professor e escritor de histórias infantis, mas, acima de tudo, um viciado em informação, não dispensa cantarolar de vez em quando. Pra não dizer que fugimos do mundo da intelectualidade, temos Especialização em Gestão da Comunicação. Email:eliomarmar@uol.com.br / eliomardelima@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 5 =