TSE empossa dois novos ministros nesta 3ª feira

“O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) empossa, nesta terça-feira, o ministro Gilson Dipp como membro efetivo da Corte, e a ministra Laurita Vaz, que ocupará o posto de substituta. Ambos integram o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e passarão a representar aquele Tribunal na Justiça Eleitoral. A posse da ministra Laurita está marcada para as 18h30min, no Gabinete da Presidência, e o ministro Dipp será empossado no Plenário, a partir das 19 horas.

O TSE é composto por sete ministros efetivos, sendo três juízes entre os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), outros dois juízes entre os ministros do STJ e dois advogados indicados pelo Supremo e nomeados pelo presidente da República. Cada um dos ministros efetivos tem um ministro substituto do mesmo órgão de origem.

Laurita Vaz

Nascida em 21 de outubro de 1948, em Anicuns (GO), Laurita Hilário Vaz assumiu o cargo de ministra do STJ em 26 de junho de 2001. No Ministério Público chegou a ocupar o cargo de subprocuradora-geral da República. Desde agosto de 2009 é membro efetivo do Conselho da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). É também professora de Direito Processual Penal no Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB).
Em março deste ano foi eleita por seus colegas no STJ para ocupar cadeira de ministra substituta no TSE pelos próximos dois anos. Ela assume nesta terça a vaga deixada pela ministra Nancy Andrighi, também integrante do STJ, que passou a ocupar a vaga de ministra efetiva do tribunal no lugar do ministro aposentado Aldir Passarinho Junior.

Gilson Dipp

Já o ministro Gilson Dipp tomará posse como membro efetivo do TSE no lugar do ministro Hamilton Carvalhido, que se aposentou no último dia 5 de maio. Ele ocupa a vaga de ministro substituto desde setembro do ano passado. Gaúcho de Passo Fundo, o ministro Gilson Dipp se formou em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS) em 1968. Ingressou na magistratura em 1989 quando foi nomeado juiz do Tribunal Regional Federal da 4ª Região. Ele também atuou no Tribunal Regional Eleitoral gaúcho entre 1991 e 1993 como substituto, e entre 1995 e 1997 como ministro titular. Gilson Dipp foi empossado ministro do STJ em junho de 1998.

Também foi membro do Conselho da Justiça Federal a partir de 1993, e conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) entre 2008 e 2010, quando exerceu a função de corregedor nacional de Justiça.

(TSE)

Eliomar de Lima

Sobre Eliomar de Lima

Jornalista, radialista, professor e escritor de histórias infantis, mas, acima de tudo, um viciado em informação, não dispensa cantarolar de vez em quando. Pra não dizer que fugimos do mundo da intelectualidade, temos Especialização em Gestão da Comunicação. Email:eliomarmar@uol.com.br / eliomardelima@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 − 5 =