Tudo pronto para a Feira do Conhecimento

Fortaleza será sede, a partir desta quinta-feira da Feira do Conhecimento – Ciência, Tecnologia, Inovação e Negócios, que contará com vasta programação nas áreas de robótica, games, empreendedorismo, educação, tecnologia da informação e inclusão digital, dentre outros temas. O evento inédito de popularização da Ciência terá cerca de 100 expositores e a expectativa é receber 10 mil visitantes e vai se estender até domingo..

Com entrada e programação totalmente gratuitas, acontecerá no Centro de Eventos do Ceará reunindo academia, empresas, governo e comunidade para mostrar o conhecimento produzido no Estado, apresentando o Ceará como indutor e catalisador da transferência de C&T. A informação é da assessoria de imprensa do secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado, Inácio Arruda. As atividades ocorrerão das 10 às 21 horas.

Confira alguns destaques do evento

*Campeonatos de robótica, games e Hackathon

Divididos em “arenas”, os ambientes da feira abrigarão uma programação bastante atrativa para o público. Na “Arena de Games”, os campeonatos de robótica e de games, além de um Hackathon (maratona de programação) são algumas atrações que levarão, por meio de uma disputa saudável, o conhecimento em tecnologia para crianças e jovens. Eles poderão participar de treinamento de drones e visitar um Museu do Videogame instalado no local.
Haverá ainda espaço para jogos analógicos, oficinas sobre robótica e scratch (nova linguagem de programação para criação de jogos e animações) e diversas palestras, como “Os impactos dos robôs nas nossas vidas”, “Desenvolvimento de Jogos de Tabuleiro” e “Como fazer o meu jogo bombar?”.

*Inteligência artificial, mercado e inovação nos negócios

Na “Arena de Negócios” estarão reunidos profissionais e interessados nas últimas novidades sobre inovação e tecnologia no mercado de trabalho. As palestras “Inteligência Artificial e Internet das Coisas – Quem irá nos salvar?”, “Cidades inteligentes”, “Ciência de dados e inteligência artificial: um caminho sem volta para empresas” e “Seja um profissional de TI à prova de crise” mostrarão as tendências e a utilização da tecnologia para melhoria do desempenho pessoal, das instituições e das cidades.

*Empreendedorismo e startups

Dentro da feira será realizado o “Startup Weekend”, evento de imersão em que empreendedores e aspirantes a empreendedores podem descobrir se suas ideias de startups são viáveis. Serão 54 horas de criação de modelos de negócios, programação, design e validação de mercado. O fim de semana termina com a apresentação dos projetos a empreendedores de sucesso.

Haverá também uma nova edição do “Bootcamp Corredores Digitais”, que vai incentivar a geração de negócios inovadores, c suporte técnico e capacitação para viabilizar a sustentabilidade nos negócios desenvolvidos pelas incubadoras de TIC. O programa Corredores Digitais já criou 34 novos produtos/serviços e é mais uma ação da Secitece para o fortalecimento da área de empreendedorismo digital no Ceará.

*“A matemática está em tudo”

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2017 tem como tema este ano “A Matemática está em tudo”. O assunto irá permear toda a programação da feira e uma exposição montada no foyer do Centro de Eventos irá contar a história da Matemática. Palestras vão reforçar a abrangência dessa ciência, como “A Exatidão da Matemática e sua aplicação à música”.

*Salão do Inventor Cearense

Dentro da feira estarão reunidos trabalhos desenvolvidos por inventores com formação acadêmica ou não e que se destacaram e contribuíram para melhorar a realidade socioeconômica do povo cearense. A atividade vai incentivar a inventividade de povo cearense.

*Centenário da comprovação da Teoria da Relatividade

Em 1919, o físico alemão Albert Einstein enviou à Sobral/CE uma equipe de astrônomos para fotografar estrelas distantes, momentaneamente visíveis quando a Lua passou sobre o Sol, durante um eclipse total, comprovando assim a Teoria da Relatividade. O grande feito está prestes a completar 100 anos e a Secitece, que integra a comissão nacional organizadora do centenário, irá lançar as comemorações durante a feira, através de atividades que envolvem Astronomia e Física.

Os visitantes poderão assistir as sessões gratuitas do Planetário Móvel durante todos os dias do evento, além de participar de oficinas de construção de foguetes, noite das estrelas e palestras específicas sobre o tema, promovidas em parceria com o Planetário Rubens Azevedo.

*Concurso Ceará Faz Ciência

De caráter itinerante, o concurso voltado a estudantes contribui para despertar vocações científicas e tecnológicas e identificar novos talentos. A etapa de Fortaleza e Região Metropolitana acontecerá dentro da feira.Seguindo a SNCT, os trabalhos deverão abordar o tema “A Matemática está em Tudo”. Ao todo, serão nove Feiras e Mostras Científicas envolvendo estudantes e professores das regiões Serra de Ibiapaba; Sertão de Cratéus; Sertão de Sobral; Sertão Central; Cariri; Centro Sul e Vale do Jaguaribe. Serão duas categorias: Ensino Médio/Técnico e Superior. Saiba mais em www.sct.ce.gov.br/cfc2017

A Feira do Conhecimento é uma realização do Governo do Ceará, através da Secretária da Ciência Tecnologia e Educação Superior (Secitece), das entidades que compõem o Sistema Secitece – Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec), Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), Universidade Estadual do Ceará (Uece), Universidade Estadual do Cariri (Urca) e Universidade Regional do Vale do Acaraú (UVA).

SERVIÇO

*Centro de Eventos do Ceará – Pavilhão Oeste
(Avenida Washington Soares, 999 – Edson Queiroz | Fortaleza/CE)

*Inscrições: www.sct.ce.gov.br/feiradoconhecimento

Eliomar de Lima

Sobre Eliomar de Lima

Jornalista, radialista, professor e escritor de histórias infantis, mas, acima de tudo, um viciado em informação, não dispensa cantarolar de vez em quando. Pra não dizer que fugimos do mundo da intelectualidade, temos Especialização em Gestão da Comunicação. Email:eliomarmar@uol.com.br / eliomardelima@gmail.com

Um comentário sobre “Tudo pronto para a Feira do Conhecimento

  1. Como diz o “Macaco Simão”, “O Brasil é o país da piada pronta”, mesmo!
    Senão, vejamos:
    – na esfera nacional, o maior “pinguço” sancionou a, assim chamada, “Lei seca”!
    – aqui, no nosso estado, um secundarista, ou, hodiernamente, um tecnólogo, é o secretario de Ciência, Tecnologia, e Ensino Superior. É o “chefe” de Graduados, e de Pós-graduados!
    – etc. etc. etc.!
    Fazendo uma alegoria com a vida castrense, seria como se um tenente, que é um Oficial Subalterno, comandasse a Oficiais Superiores, e a Oficiais Generais!
    E viva a politicalha!
    É isto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × um =