Tudo pronto para o XI Congresso dos Secretários Municipais da Saúde

O Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) abrirá, às 19 horas desta quinta-feira, no Clube Náutico Atlético Cearense, o seu XI Congresso. O evento terá como tema “Trabalhadores do SUS” e prosseguirá até sábado com oficinas na Escola de Saúde Pública do Ceará. São aguardados mil participantes, entre secretários municipais de saúde, técnicos, pesquisadores e convidados.

Entre os convidados do encontro, é Ana Estela Haddad, diretora do Departamento de Gestão da Educação na Saúde – que compõe a Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação da Saúde (SGETS), do Ministério da Saúde.

Programação

O primeiro dia do evento tem início às 8 horas com o credenciamento dos congressistas. Até as 17 horas será realizada uma série de oficinas na Escola de Saúde Pública, como o “II Seminário da Gestão Estratégica e Participativa: Os desafios das articulações interfederativas e a gestão participativa”; “A importância da Economia da Saúde na gestão do SUS”; “Gestão do Trabalho e Educação na Saúde”; “Financiamento e informações gerenciais para gestores municipais de saúde”; “A regionalização da saúde no Estado do Ceará: novos caminhos e perspectivas”; “Ferramentas de construção da Política de Educação Permanente”, entre outras.

Além da Conferência Magna, um dos destaques na abertura do XI Congresso será a entrega da Medalha Dower Cavalcante. Neste ano, serão homenageados o médico sanitarista e ex-presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), Policarpo Barbosa, o secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Odorico Monteiro, e a Santa Casa de Misericórdia, que comemora 150 anos em 2011.  Após a entrega da Medalha Dower Cavalcante, o evento terá o seu tradicional baile, no Náutico Atlético Cearense, ao som da banda Caribean Kings.

O segundo dia do XI Congresso do Cosems será marcado pela realização de palestra, feira, painel e mesas redondas. Pela manhã, a partir de 8 horas, acontece a Apresentação de Experiências Municipais Exitosas no SUS e a Feira dos Estandes “Mais SUS no Ceará” onde Conselhos de Classe, Secretarias Municipais, Fundações e empresas privadas vão expor no Náutico Atlético Cearense seus produtos e suas políticas de atuação. Paralela a essa programação acontece a Palestra Magna: Desafios e perspectiva da Política de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde.

Já às 10 horas, a Mesa Redonda I debaterá, na Escola de Saúde Pública, o tema “Gestão de Recursos Humanos: acesso, vínculo e legalidade da atuação profissional”. À tarde, das 14 às 15 horas acontece o Painel das Profissões: “A força de cada trabalhador e o potencial da interdisciplinaridade” e, das 16 às 18 horas, a Mesa redonda II abordando “Política de educação permanente para os trabalhadores do SUS”.

No último dia do XI Congresso das Secretarias Municipais de Saúde, sábado (02.04), das 8 às 12 horas, acontece a Assembléia Geral, a aprovação da Carta de Fortaleza, a divulgação e premiação dos trabalhos selecionados para o Congresso Nacional, a escolha do município sede do XII Congresso e a Eleição da Diretoria do COSEMS Biênio 2011/2012.

(Com Assessoria de Imprensa do Congresso)

Eliomar de Lima

Sobre Eliomar de Lima

Jornalista, radialista, professor e escritor de histórias infantis, mas, acima de tudo, um viciado em informação, não dispensa cantarolar de vez em quando. Pra não dizer que fugimos do mundo da intelectualidade, temos Especialização em Gestão da Comunicação. Email:eliomarmar@uol.com.br / eliomardelima@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + 9 =