UFC faz pesquisa para aplicação industrial das cinzas de usinas termelétricas a carvão

uffcc

“A Universidade Federal do Ceará iniciou estudos que analisarão a aplicação industrial das cinzas provenientes da queima de carvão mineral produzidas por usinas termelétricas. As pesquisas, orçadas em R$ 2,5 milhões, estão sendo realizadas por meio de convênio assinado com a empresa Eneva, através das termelétricas Pecém II, no Ceará, e Itaqui, no Maranhão, em conjunto com a Energia Pecém, também no Ceará.

Os estudos, direcionados às citadas usinas, estão sob a responsabilidade do professor Jorge Barbosa Soares, coordenador do Laboratório de Mecânica dos Pavimentos da UFC. O prazo do projeto é de dois anos, mas, de acordo com ele, a expectativa é de que em seis meses se obtenham os primeiros resultados.

Os estudos avaliarão a possibilidade de utilizar as cinzas na construção civil, em estradas de rodagem, pavimentação e subcamadas, além de aplicações geotécnicas e ambientais. Segundo Soares, o material será retirado de um dos depósitos das usinas e passará por testes de caracterização física e mecânica para análise de elementos como pressão e absorção de água.

“Estudos preliminares já foram realizados em laboratório, mas novas avaliações serão feitas para que se possa analisar melhor as condições das cinzas, que não têm uma característica homogênea. O trabalho envolverá testes convencionais como o Índice de Suporte Califórnia (ISC) e também ensaios mais avançados como o de módulo de resiliência, que permitirão obter informações sobre a rigidez do solo”, explica Jorge Soares.

Além da aplicação nas subcamadas dos pavimentos, as cinzas também poderão ser adicionadas na composição do asfalto. Após a realização das pesquisas em laboratório, os resíduos provenientes da queima do carvão mineral passarão por um período de avaliação em testes de campo com a pavimentação de algumas vias internas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém, no Ceará.”

(Site da UFC)

Eliomar de Lima

Sobre Eliomar de Lima

Jornalista, radialista, professor e escritor de histórias infantis, mas, acima de tudo, um viciado em informação, não dispensa cantarolar de vez em quando. Pra não dizer que fugimos do mundo da intelectualidade, temos Especialização em Gestão da Comunicação. Email:eliomarmar@uol.com.br / eliomardelima@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − quinze =