UFC – Inscrição para revalidar diploma médico no exterior vai até 1º de outubro

Médicos brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil que obtiveram diploma de graduação em instituições estrangeiras reconhecidas no país de origem já podem se inscrever, até 1º de outubro de 2012, para o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida), do Ministério da Educação (MEC). As inscrições só podem ser feitas pela Internet (revalida.inep.gov.br/revalida/inscricao), e os interessados deverão indicar a universidade pública brasileira em que pretendem revalidar os diplomas. A Universidade Federal do Ceará é instituição participante do processo.

Como no ano passado, o Revalida 2012 compreenderá duas etapas: a primeira é escrita e a outra, de habilidades técnicas, ambas de caráter eliminatório. A taxa de inscrição na primeira etapa é de R$ 100,00 e, caso o candidato seja aprovado nessa fase, precisará pagar outra taxa de R$ 300,00 para participar da segunda etapa.

Para inscrição no Revalida, é preciso fornecer o número de CPF emitido pela Receita Federal do Brasil, pois o candidato só poderá participar do Exame caso seja brasileiro ou estrangeiro em situação legal de residência no Brasil. Além disso, o diploma médico expedido por instituição de ensino superior estrangeira, reconhecida no país de origem pelo respectivo ministério de Educação ou órgão equivalente, deverá ser autenticado pela autoridade consular brasileira. Se o interessado for natural de país cuja língua oficial não é o português, precisará também apresentar o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), no nível intermediário-superior.

(Site da UFC)

Eliomar de Lima

Sobre Eliomar de Lima

Jornalista, radialista, professor e escritor de histórias infantis, mas, acima de tudo, um viciado em informação, não dispensa cantarolar de vez em quando. Pra não dizer que fugimos do mundo da intelectualidade, temos Especialização em Gestão da Comunicação. Email:eliomarmar@uol.com.br / eliomardelima@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis + um =