Veja faz matéria sobre o que seria a caixa-preta do Partido dos Trabalhadores

Depois de quase três anos de investigação, o Ministério Público de São Paulo finalmente conseguiu pôr as mãos na caixa-preta que promete desvendar um dos mais espantosos esquemas de desvio de dinheiro perpetrados pelo núcleo duro do Partido dos Trabalhadores: o esquema Bancoop.

Desde 2005, a sigla para Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo virou um pesadelo para milhares de associados. Criada com a promessa de entregar imóveis 40% mais baratos que os de mercado, ela deixou, no lugar dos apartamentos, um rastro de escombros.

Pelo menos 400 famílias movem processos contra a cooperativa, alegando que, mesmo tendo quitado o valor integral dos imóveis, não só deixaram de recebê-los como passaram a ver as prestações se multiplicar a ponto de levá-las à ruína. Agora, começa-se a entender por quê.

Na semana passada, chegaram às mãos do promotor José Carlos Blat mais de 8 000 páginas de registros de transações bancárias realizadas pela Bancoop entre 2001 e 2008.

O que elas revelam é que, nas mãos de dirigentes petistas, a cooperativa se transformou num manancial de dinheiro destinado a encher os bolsos de seus diretores e a abastecer campanhas eleitorais do partido.

“A Bancoop é hoje uma organização criminosa cuja função principal é captar recursos para o caixa dois do PT e que ajudou a financiar inclusive a campanha de Lula à Presidência em 2002.”

Na sexta-feira, o promotor pediu à Justiça o bloqueio das contas da Bancoop e a quebra de sigilo bancário daquele que ele considera ser o principal responsável pelo esquema de desvio de dinheiro da cooperativa, seu ex-diretor financeiro e ex-presidente João Vaccari Neto.

Vaccari acaba de ser nomeado o novo tesoureiro do PT e, como tal, deve cuidar das finanças da campanha eleitoral de Dilma Rousseff à Presidência.

Um dos dados mais estarrecedores que emergem dos extratos bancários analisados pelo MP é o milionário volume de saques em dinheiro feitos por meio de cheques emitidos pela Bancoop para ela mesma ou para seu banco: 31 milhões de reais só na pequena amostragem analisada.

O uso de cheques como esses é uma estratégia comum nos casos em que não se quer revelar o destino do dinheiro. Até agora, o MP conseguiu esquadrinhar um terço das ordens de pagamento do lote de trinta volumes recebidos.”

* Do Blog do Noblat, com reportagem completa em A casa caiu

Eliomar de Lima

Sobre Eliomar de Lima

Jornalista, radialista, professor e escritor de histórias infantis, mas, acima de tudo, um viciado em informação, não dispensa cantarolar de vez em quando. Pra não dizer que fugimos do mundo da intelectualidade, temos Especialização em Gestão da Comunicação. Email:eliomarmar@uol.com.br / eliomardelima@gmail.com

6 comentários sobre “Veja faz matéria sobre o que seria a caixa-preta do Partido dos Trabalhadores

  1. Semana passada foi a Isto É com reportagem sobre Fernando Pimentel já desmentida pelo Ministério público. Nesta semana agora é a veja atacando o PT. E assim no desespero caminha a grande mídia com suas “verdades” doida pra voltar ao poder. O povo não é bobo. É DILMA presidente 2010 pra matar do coração os Civita, Mesquita, Marinho, Abravenel, Fria e mais uns de terras patativenses.

  2. Não se fala mais em Mensalão do DEM, depois que a Dilma começou a decolar nas pesquisas surgem essas matérias. O PIG é osso!

    Dilma 2010.

  3. Desconfio dessas matérias da Veja como desconfiaria de uma nota de mil reais. Um jornalismo desse tipo é preciso ser renegado.

  4. DEPOIS DA INTERNET E DOS BLOG NÃO DÁ MAIS PARA O PIG, REPRESENTADO PELA GLOBO, FOLHA DE SÃO PAULO, VEJA, ESTADÃO, CORREIO BRASILIENSE,TV BANDEIRANDE E AS REVISTAS SEMANAIS VEJA, ISTO É E ÉPOCA (DA GLOBO), CRIAREM FACTPOIDES OU TENTAREM DESENTERRAR DEFUNTOS…É DE CONHECIMENTO PÚBLICO, QUE O FÓRUM MILLENIUM REPRESENTADO PELA IMPRENSA BOCA-DE-ESGOTO, REPRESENTADAS POR ESSAS EMISSORAS, RÁDIO, JORNAIS E REVISTAS ACIMA CITADA, REUNIRAM-SE EM UM FORO, NA SEMANA PASSADA EM SÃO PAULO E FICOU COMBINADO QUE DETORNARIAM A CAMPANHA DA DILMA… PURO DESESPERO, SERÁ MAIS UMA VEZ , DERROTADA E DESACREDITADA….

  5. E MAIS, ESSSES PEQUENOS JORNAIS DE ESTADOS MENORES COMO O CEARÁ, TRATAM DE REPERCUTIR ESSAS MATERIAS MENTIROSAS, MESMO SABENDO QUE TRATAM-SE DE FACTÓIDES, SERVINDO AOS SEUS BARÕES DA MÍDIA PROPINEIRA DO BRASIL…

  6. Olha a fonte do dinheiro da cueca aparecendo!!! Eu sabia que a verdade vinha a tona. A verdade doi nê turma do PTralha!!! PSOL neles em 2010!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × dois =